Certa vez Franklin D. Roosevelt disse:
“Nós nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas nós podemos construir nossa juventude para o futuro.”
Por causa dessa afirmação convido vocês à refletir sobre o tema de desenvolvimento atlético para crianças e adolescentes.
Graças às suas diferenças físicas, psicológicas e sociais, crianças e adolescentes devem vivenciar programas de exercícios que promovem o desenvolvimento físico para evitar lesões e melhorar a qualidade de vida e até manter o hábito de se exercitar durante a vida adulta.
Independentemente se a criança está matriculada em uma escola de esportes, de rendimento ou recreativa, continua a ser necessário adotar uma estrutura lógica para o seu desenvolvimento atlético.
Os corpos dos jovens da atualidade são vezes mal preparado para tolerar esportes rigorosos aqui no Brasil. Todos os jovens devem praticar atividade física regularmente e serem vistos como “atletas“, sendo oferecido a eles oportunidade para melhorar sua performance atlética de forma individualizada, holística e centrada na capacidade real do indivíduo. E assim que estiver mais maduro executar repetidamente uma gama de movimentos com precisão e confiança em diversos ambientes, que requerem habilidades motoras, força, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e resistência.
Vale ressaltar que o termo atleta jovem é representado pelas idades aproximadas de 11 anos em meninas e 13 anos em meninos; e adolescentes incluindo meninas com idades entre 12 e 18 anos e meninos com idades entre 14 e 18 anos.
Quanto a especialização, é impossível realmente determinar se uma criança estará envolvida no esporte de nível profissional ou simplesmente vai praticar apenas para se recrear mais tarde na vida. No entanto, é imperativo que todas as crianças aprendam a se mover com qualidade e estejam preparadas adequadamente para as demandas físicas e psicológicas de uma vida de esporte e atividade física. Isso envolve inclusive fatores psicossociais, respeito ao próximo e etica.
Jamais confunda uma criança com um adulto em miniatura, as crianças tem seu próprio estado fisiológico e psicossocial, ambos bem imaturos. Então devem ser prescritos programas de treinamento adequados e proporcional à sua capacidade técnica e nível de desenvolvimento.
A anatomia e fisiologia das crianças difere dos adolescentes, que diferem da fisiologia dos adultos. Portanto cada etapa da vida exige um tipo de treinamento.
“Desde a infância até a idade adulta, as pessoas passam por diferentes estágios: infância, puberdade, fase adulta e idosa. Para cada estágio de desenvolvimento, há uma fase correspondente de treino atlético”. Tudor O. Bompa
É clara a diferença entre crianças e adolescentes e adultos, não apenas na estrutura muscular mas também nos padrões de ativação e função.
Além é claro que a criança possui um perfil metabólico mais propício ao metabolismo oxidativo e as taxas de recuperação do exercício de alta intensidade são mais curtas na juventude do que em adultos, portanto é importante: